Otoplastia
PLÁSTICA DAS ORELHAS
Para a correção das deformidades da orelha e principalmente da chamada "orelha de abano". Pode e deve ser tranquilamente realizada logo aos 5 ou 6 anos de idade, evitando que as crianças adquiram sequelas emocionais no convívio escolar. Adultos podem se submeter também a esta cirurgia em qualquer idade, possibilitando o uso de cabelos curtos ou presos sem nenhum constrangimento. A anestesia é local com sedação e a alta no mesmo dia.
Cuidados em casa
- Toca Elástica – use continuamente por 2 dias, sem retirar ou molhar. No terceiro dia retire-a em casa e lave os cabelos. A partir daí, você deverá usar a toca elástica somente em casa, e por 45 dias, inclusive ao dormir.
- Dieta – livre.
- Repouso – normal pode deitar-se sobre a orelha.
- Lavagem do cabelo – com cuidado está liberada no 3º dia (após a retirada da toca). Não dobre a orelha para frente. Para limpar ou enxugar atrás da orelha use cotonetes.
Atividades:
- Ficar no domicílio – 24 horas. (Pode sair do domicílio usando a toca no dia seguinte a cirurgia).
- Retirada de pontos (se houverem) – 7 a 8 dias após a cirurgia, marcar hora.
- Trabalho – liberado geralmente no 3º dia após a cirurgia.
- Caminhadas Esportivas – após 10 dias (evite o sol).
- Esportes - após 20 dias (exceto esportes que coloquem a orelha em risco como jiu-jitsu ou judô, só liberados 3 meses após).
- Sol Intenso direto na face – após 20 dias, usando fotoprotetor. Não há contraindicação a exposição trivial ao sol como, por exemplo, ao atravessar uma rua, mesmo após o 2º dia da cirurgia.
- Óculos – se não apoiado sobre a orelha, livre desde o 3º dia, se apoiando sobre a orelha somente 1 mês após.
- Cabelo - jogado atrás da orelha, pressionando a orelha para frente – após 3 meses