Bichectomia
“BICHECTOMIA” (RETIRADA DA “BOLA DE BICHAT”
Os Cirurgiões Plásticos estão habituados a operar a pele, os músculos, ligamentos e bolsas gordurosas da face, e esses conhecimentos e experiência são muito importantes no estudo, indicação e realização deste procedimento.
Um dos pontos de maior beleza em uma face é o contraste entre a projeção dos ossos malares (a “maçã do rosto”) e a parte mais fina do rosto chamada de região jugal (a “bochecha”). A típica face nórdica tem geneticamente essas características, enaltecidas ainda por um nariz curto e um terço inferior mais longo com um queixo forte e angulado.
Para quem tem essa falta de contraste entre os malares e a região jugal, apresentando um rosto cheio, “redondo” e sem definição, a retirada da bola de Bichat além de outros procedimentos como lipoaspiração da face, preenchimentos e definição da linha do queixo e mandíbula podem estar indicados.
Não é possível prever ou garantir o efeito final após uma “Bichectomia”, pois os tecidos locais têm características absolutamente individuais em termos de volume, proporção, composição e cicatrização pós-operatória. Resumindo: alguns pacientes terão o efeito esperado, outros não.
A retirada da bola de Bichat pode ser feita em praticamente qualquer idade, sob anestesia local e uma sedação, isoladamente ou associada a outros procedimentos.
A incisão é dentro da boca, e o procedimento dura em média 30 minutos, com alta no mesmo dia e sem a necessidade de retirar os pontos depois.
Cuidados em casa
- Usar intermitentemente compressas geladas na face nas primeiras 24 horas após o procedimento (luva com gelo e água ou gel, sobre um tecido para evitar queimaduras na face).
- Evitar alimentos e líquidos quentes por 24 horas.
- Preferir alimentos moles por 24 horas.
- Tomar o antibiótico (profilático) por 2 dias.
- Dor geralmente é mínima ou ausente: Tome o analgésico indicado se necessário.
- Tenha bastante cuidado ao escovar os dentes nas primeiras 24 horas, e use qualquer antisséptico bucal para enxaguar a boca.
Atividades
- Evitar atividades sociais e profissionais por 24 horas, se necessário poderá usar depois corretivo/base para ocultar as equimoses (roxo popularmente chamado de hematoma).
- Esportes: evitar por uma semana.
- Se tiver alguma “mancha roxa” na face, não tome sol e use protetor solar.